Transporte, trânsito e mobilidade urbana

 Apontar medidas para melhorar o trânsito tornou-se tão corriqueiro quanto discutir futebol, quase todo mundo tem uma opinião. Do usuário do transporte público ao especialista, do motorista ao proprietário da empresa de ônibus, do líder comunitário ao vereador, do proprietário de carro ao ciclista, quase todos têm uma fórmula para melhorar o trânsito na cidade. A Prefeitura precisa perceber essa preocupação generalizada e tomar medidas concretas.

Mobilidade urbana é uma pauta prioritária para a cidade. À medida que as oportunidades de trabalho e os serviços públicos e privados estiverem próximos do local de moradia, reduziremos deslocamentos desnecessários e o congestionamento do Centro.

Outra estratégia é estimular a redução do uso do carro como meio de transporte individual, promovendo melhorias reais no transporte coletivo existente (ônibus e lotação), valorizando o uso de bicicletas e aprimorando o sistema de táxis.

Temos que oferecer ao cidadão a possibilidade de conexão entre as diversas modais de transporte. Em outras palavras, a pessoa pode sair de sua casa pedalando, deixar sua bicicleta em um bicicletário público e chegar de ônibus ao seu destino.

A principal solução, no entanto, é seguir investindo fortemente em transporte público. A prefeitura deve definir com clareza qual o Plano Viário para cidade, se antecipar e organizar um banco de projetos, facilitando assim a captação de mais recursos para novas obras.

PROPOSTAS

 Ciclovias: - Ampliar o número de bicicletários em locais públicos, especialmente em terminais de ônibus de bairros populosos;Realizar campanhas educativas de respeito ao ciclista. A bicicletaque está no trânsito não está atrapalhando, mas sim ajudando o trânsito a fluir melhor.

 Ônibus: - Adotar como padrão apenas uma poltrona nas portas de saída dos ônibus, para facilitar a circulação; - Qualificar as paradas de ônibus;

 Carros: - Ampliar o número de estacionamentos públicos e privados em substituição a estacionamento nas ruas. - Adotar medidas de reengenharia de tráfego que melhorem o fluxo do trânsito especialmente nos horários de pico.

 Táxi: - Cartões para pagamentos das corridas: facilidade para o passageiro e segurança para o taxista. - Ampliar a frota e implantar GPS como forma de avaliar e planejar a oferta.

 Passeio livre: - Intensificar a fiscalização e execução da reforma de passeios e calçadas, visando melhorar o fluxo de pedestres e garantir acessibilidade para cegos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida;

 Implantar ônibus Circular que tenha como itinerário Jardim Nova Poá- Pronto Socorro – Kemel e Kemel – Pronto Socorro – Jardim Nova Poá;

 Tarifa zero;

 Criação da Empresa Municipal de Transportes Urbanos substituindo empresa privada de transporte no município;

Criação do TEG( Transporte Escolar Gratuito) poaense.


Comentários